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São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Sanitários das escolas municipais SEMEF e Leandro Klein


 

A Barreira Atitudinal é a mais difícil de ser combatida, erradicada, pois é necessário que a sociedade entenda e respeite as diferenças. Dela derivam as demais barreiras como a arquitetônica, a comunicacional, a instrumental, a metodológica e a programática.  
“As barreiras atitudinais, porém, nem sempre são intencionais ou percebidas. Por assim dizer, o maior problema das barreiras atitudinais está em não as removermos, assim que são detectadas.” (Francisco Lima, 2008).



 Postado em  02.06. 2011


Querem detectar a presença das barreiras atitudinais nos ambientes escolares? Que tal  checarem os sanitários acessíveis destinados às pessoas que fazem uso de cadeiras de rodas, muletas ou andadores?


Se estiverem trancados a “sete chaves”, como presenciamos na escola municipal 28 de Julho ou servindo de depósito de limpeza e almoxarifado, como nas escolas municipais Leandro Klein e SEMEF, ambas em São Caetano do Sul, tenham a certeza de que todas as barreiras de atitude, ou boa parte delas, apresentadas no slide abaixo, estarão presentes.





Fora na escola Leandro Klein em 2008 que me deparei pela primeira vez com essa barreira de atitude...

  Sanitário feminino. Imagem de Tuca Monteiro.


  Sanitário masculino. Imagem de Tuca Monteiro.

Tanto o sanitário acessível masculino quanto o feminino do pavimento térreo transformados em  depósito e almoxarifado!

Em junho de 2009 participei da Audiência do Plano Plurianual (PPA) que acontecera nesta escola. Leia relato. 

Qual não fora minha surpresa ao me deparar novamente com os sanitários do primeiro andar também transformados em depósito e almoxarifado!


Sanitário feminino. Imagem de Tuca Monteiro.

Sanitário masculino. Imagem de Tuca Monteiro.

Percebi que todos os sanitários acessíveis desta escola estariam sendo utilizados com esta finalidade já que, segundo uma funcionária da escola municipal, "não há alunos (as) 'cadeirantes'" (sic). Sendo assim, suponho que a intenção fora dar um uso ao "espaço ocioso". Na Audiência citada havia uma cidadã usuária de cadeiras de rodas que, caso quisesse utilizar o sanitário, não teria como! Desta vez aproveitei e mostrei à assessoria da Secretaria de Assistência Social e Inclusão o que estava ocorrendo na escola. Espero que tenham tomado as devidas providências.


Outra situação semelhante fora na SEMEF  em uma festa junina (2009). Os sanitários acessíveis femininos, tanto do térreo quanto do ginásio, estavam sendo utilizados como depósitos...


Sanitário feminino do térreo. Imagem Tuca Monteiro.



Sanitário feminino do ginásio. Imagem Tuca Monteiro.


O sanitário masculino do ginásio estava trancado e o do térreo tinha uma das barras de apoio servindo de porta-papel: seis rolos de papel higiênico!


 Sanitário masculino do térreo. Imagem Tuca Monteiro.


Havia pessoas usuárias de cadeiras de rodas na festa: eu avistei uma senhora e um senhor -  além de uma menina (talvez aluna), que utilizava muletas. Se quisessem fazer uso dos sanitários, somente os dos andares superiores; mas antes teriam que enfrentar a rampa íngreme! 


Eu, enfrentando a rampa íngreme: ela me venceu, claro. Não sou biônica! Imagem de Amilcar Zanelatto.


Notem que nesta imagem há uma senhora conversando comigo: é  da direção da escola. Dizia-me que o sanitário acessível estava sendo desocupado, que houve um engano por parte da funcionária responsável pela limpeza. Que isso não acontecia na escola, pois havia alunos "cadeirantes" (sic). 



Obs. Eu não sou usuária de cadeira de rodas, e deixei claro à coordenadora: apenas utilizei a cadeira para sentir a dificuldade de se subir uma rampa íngreme como a da SEMEF.


Ambas as escolas passaram por reformas recentes. Espero que a Prefeitura tenha construído depósitos e almoxarifados e instalado um confortável e seguro elevador na SEMEF  como também diagnosticado e solucionado os problemas de acessibilidade existentes, tanto nos sanitários apresentados (pias inadequadas, papeleira fora do alcance entre outros), quanto nos demais ambientes.


Tuca Monteiro.



Anteiror                                   Próxima


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Esta postagem será enviada para: 

Gabinete do Prefeito. E-mail: prefeitura@saocaetanodosul.sp.gov.br


Secretaria Municipal de Educação - Titular da pasta: secretária Magali Aparecida Selva Pinto. E-mail: educacao@saocaetanodosul.sp.gov.br


  

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