Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Comunique-se!



Postado em 07.07.2011




                   Por Amilcar Zanelatto
 
Estou preparando material para palestra em que abordarei as barreiras programáticas. Barreiras programáticas são barreiras embutidas (e invisíveis) em políticas públicas (normas, regulamentos, portarias, leis, decretos).

Como morador de São Caetano do Sul, me preocupei em pesquisar as leis do município que fossem afetas às pessoas com deficiência.

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul tem um sítio oficial na web: http://www.camarascs.sp.gov.br/

Há dois anos, aproximadamente, tenho tentado realizar pesquisa, pelo sítio, da legislação pertinente ao segmento, sem sucesso.

Fui à biblioteca da Câmara para tal pesquisa, e não calculam quão burocrático é o processo de pesquisa: você, como CIDADÃO ou CIDADÃ, precisa explicar, por escrito, o porquê de solicitar tal ou qual cópia de lei. "Facilita" se solicitar a algum gabinete de vereador (em São Caetano foram eleitos apenas vereadores; nenhuma vereadora) a cópia.

Explicação a mim dada por assessor da ex-presidência da Casa: "É que temos de ter controle sobre a quantidade de cópias (xerox) de cada Gabinete. Precisamos prestar contas. Não teríamos esse controle se os munícipes começarem a pedir, entende?".

Não, não entendo.

Para dizer a verdade, não entendo porque controlam a emissão de cópias de Leis aprovadas ou protocoladas na Câmara.

Não entendo porque visam "economia" e "lisura" nos gastos de dinheiro público quando uma "reforma" da Câmara consome mais de 25 milhões de reais e, dias depois da "reinauguração", aparecem goteiras no teto com a menor chuva.

Não consigo entender porque o sítio oficial da Câmara não é acessível a pessoas cegas ou com baixa visão.

Não entendo porque tiveram que fazer uma "gambiarra" construindo uma rampa (de uns 45 graus) para se acessar a Tribuna em edificação nova (aprovada pela Secretaria de Obras, como inúmeras obras públicas e privadas).

E não entendo porque não está divulgado QUEM faz a manutenção do sítio oficial da Câmara e QUANTO isso custa a cada munícipe.

E também não entendo PORQUE não consigo acessar Leis. PORQUE não consigo acessar emendas, pareceres, indicações.

Em vista disso, no último dia 27 de Junho enviei ao Sr. Sidnei Bezerra da Silva - PSB (o Sidão da Padaria, como prefere ser tratado), Presidente da Câmara, com cópia aos vereadores Flavio Rstom - PTB, Maurício Fernandes - PSB e Paulo Pinheiro - PTB, componentes da Mesa Diretora, o seguinte e-mail:


"From: INCLUA-SE!

To: Vereador Sidnei Bezerra

Cc: Vereador Flavio Rstom ; Vereador Mauricio Fernandes ; Vereador Paulo Pinheiro

Sent: Monday, June 27, 2011 7:28 PM

Subject: Pesquisa de Leis

Caro Presidente da Câmara de São Caetano do Sul e Srs. Vereadores da Mesa Diretora, boa noite.

Venho há muito tentado pesquisar, no sítio oficial, leis votadas e aprovadas por essa colenda Câmara. Ao "clicar" em "Leis" na página inicial do sítio, aparece uma outra página (Busca de Leis) onde encontramos o seguinte texto:

"O cadastro eletrônico de Legislações Municipais da Câmara de São Caetano do Sul encontra-se em fase de implantação. Para consultar as leis disponíveis nesse cadastro, digite algum dos campos abaixo (número, data ou palavra-chave da Lei Municipal) e clique em 'Buscar'." (termos em negrito são de minha responsabilidade).

Como desconheço o número ou a data de determinadas leis, recorro ao campo "palavra-chave" e "clico" em "Buscar", conforme determina o texto.

Invariavelmente aparece a mensagem: "Lei não encontrada, faça uma nova busca".
Se informar apenas o campo "Número", ocorre o mesmo: "Lei não encontrada, faça uma nova busca".

Lei não encontrada, faça uma nova busca.
Ora, se o texto informa que está havendo "implementação" e que se se digitar ALGUM dos campos se obtém a informação desejada, por que não se consegue?

Por que há quase dois anos (sim! Dois anos!) ainda estão "implementando" o cadastro de Leis?

Senhores, há alguma explicação plausível? Gostaria de poder pesquisar leis e tenho certeza de que hajam muitos cidadãos e muitas cidadãs que também desejam informações sobre a legislação municipal.

Aproveitamos para fazermos algumas sugestões:

1) O sítio oficial da Câmara na internet precisa ser acessível a pessoas com deficiência visual ou com baixa visão para se atender o que determina o Art. 47 do Decreto Federal 5296/04, pois o prazo para tal se expirou em dezembro de 2005;

2) É importante que fossem publicados os pareceres de inconstitucionalidade às proposituras emitidos pela Comissão de Redação e Justiça, ao lado das mesmas, para conh ecimento dos argumentos;

3) É de fundamental importância que se publiquem as emendas às proposituras, e seus autores, com as respectivas justificativas;

4) É imprescindível, em nome de um dos princípios mais comezinhos da transparência, que se atualize das Atas das Sessões para se conhecer quais vereadores votaram contra ou favoravelmente às proposituras.

Certo que o Sr. Presidente tomará as devidas providências para que o sítio oficial da Câmara seja plenamente acessível e transparente, aguardaremos resposta e aproveitamos para renovar nossos protestos de elevada estima e consideração,

Amilcar Zanelatto Fernandes
Movimento Inclua-se!


Desde o dia 27 não recebemos aviso de retorno pelo provedor, o que nos dá a presunção de que a mensagem fora recebida pelos respectivos endereços.


Recebemos, em 04/7, segunda-feira, resposta do gabinete do vereador Paulo Pinheiro:


"Re: Pesquisa de Leis 

De:Vereador Paulo Pinheiro

Escrever Adicionar Bate-papoPara:INCLUA-SE!

Escrever Adicionar Bate-papoAssunto:Re: Pesquisa de Leis Data:04/07/2011 16:54

Amilcar,

Encaminhamos suas justas solicitações à Diretoria de Comunicação da Câmara.


Abraço,

Fernando Scarmelloti
Gabinete Vereador Paulo Pinheiro

4228-6022"

Agradecemos a atenção, Fernando Scarmelloti.
 
Aguardamos a manifestação dos demais Gabinetes.                                                                                       

  
Amilcar Zanelatto Fernandes


Um comentário:

  1. Recebemos da Presidência da Câmara a seguinte resposta assinada pelo nobre vereador e Presidente da Câmara, Sidnei Bezerra da Silva (Sidão da Padaria):

    "Em 06/07/2011 10:12, Sidão da Padaria < sidaodapadaria@camarascs.sp.gov.br > escreveu:

    Prezado Amilcar

    Desde o início deste ano, quando assumi a Presidência da Câmara, tenho recebido várias sugestões para melhorias no site da Câmara.
    Por questões administrativas, somente agora estamos finalizando uma licitação para atualizar e melhorar o site.
    Encaminhei suas sugestões ao Departamento responsável para que sejam analisadas e implementadas na medida do possível.
    Por fim, peço-lhe que aguarde mais um pouco e fique a vontade para dar sugestões.

    Sem mais,

    Sidnei Bezerra da Silva (Sidão da Padaria)"

    Abaixo, resposta por mim encaminhada:

    " Re: Pesquisa de Leis
    De:INCLUA-SE!
    Escrever Adicionar Bate-papoPara:Sidão da Padaria
    Escrever Adicionar Bate-papoAssunto:Re: Pesquisa de Leis Data:10/07/2011 19:15
    Para sua segurança, imagens externas não são exibidas automaticamente.
    Mostrar imagens deste e-mail | Sempre mostrar as imagens
    As imagens externas estão sendo exibidas. Não mostrar as imagens

    Não mostrar mais esta mensagemCancelar Continuar

    Caro Presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul
    Sidnei Bezerra da Silva (Sidão da Padaria)

    Primeiramente, agradecemos a resposta enviada por V.Sa..

    Gostaríamos imensamente de saber quais os motivos de ordem administrativa fazem com que o sítio oficial da Câmara esteja tão precário quanto ao acesso e tão obsoleto, uma vez que alguém deve receber dinheiro público para "administrá-lo" e "atualizá-lo". Quem ou qual empresa é (ou era) responsável pela manutenção do sítio?
    Estão finalizando uma licitação? Onde encontramos o edital de Licitação?

    As sugestões apresentadas por nós visam a garantia da transparência, um dos pilares da democracia. Gostaríamos que melhor nos esclarecessem o significado da expressão "na medida do possível".
    Estou beirando os 50 anos de idade e, desde que me conheço por gente e faço sugestões óbvias e ululantes sobre algum assunto, ouço como resposta de Instituições a indefectível expressão "analisaremos e implementaremos suas sugestões 'na medida do possível'". Por favor, me desculpe a ignorância, mas qual é a "medida do possível"?

    Ficaremos, ansiosos, aguardando as respostas sobre o Edital de Licitação e o significado da expressão "na medida do possível".

    Grato pela atenção
    Sem mais

    Amilcar Zanelatto Fernandes
    Movimento Inclua-se!
    www.incluase.blogspot.com"

    ResponderExcluir