Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Flagra: sanitário acessível do Ragazzo virou depósito!




Postado em 07.03.2012




Flagramos em 2008...

O sanitário "acessível" do Ragazzo (rede de fast-food) da avenida Goiás, em São Caetano do Sul, sendo utilizado como depósito!

Se observamos tal atitude (barreira atitudinal) em sanitários de próprios públicos, não seria surpresa encontrarmos a mesma situação nos sanitários de estabelecimentos privados.

Observação (superficial) quanto a acessibilidade do sanitário: 

Há um móvel (trocador de fraudas) justamente na área lateral de aproximação do vaso sanitário, que deve estar livre! 

A enorme abertura frontal, tanto do vaso sanitário quanto do assento, impossibilita o uso com segurança e conforto: as pessoas perdem o equilíbrio, 
pois as pernas tendem a cair no vão! 

 O acionamento da descarga deveria ser por alavanca, é mais funcional! 

 A porta do sanitário abre para dentro, quando o correto é abri-la para fora: medida de segurança e maior liberdade para a circulação dentro do mesmo! 

 Outros itens como papeleira, barras de apoio, distância do vaso com relação  a parede estão, aparentemente, fora das especificações técnicas da NBR 9050-04.

O bacana é que existe um dispenser com capinhas descartáveis para o assento. 

Este restaurante NÃO está acessível!



Imagem Google Maps.


Há três generosos degraus no acesso! Caso apareça alguém que use cadeira de rodas, ou muletas, ou andadores ou esteja com um carrinho de bebê, os funcionários colocam sobre os degraus uma rampa semelhante a esta, do Habib's (ambas as redes são do Grupo Alsaraiva)...

Imagem Google Maps.


Estas rampas não garantem o conforto, a segurança e, sobretudo, a autonomia as pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.


<<Anterior         Próxima>>




4 comentários:

  1. Na época, explicamos ao gerente sobre a importância de se manter o sanitário pronto para o uso: limpo e sem objetos dentro do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ontem passamos pelo Ragazzo e aproveitamos para verificar este sanitário. Encontramos a mesma situação da terceira imagem! Faremos outra postagem sobre!

    Barreira atitudinal é um transtorno.

    ResponderExcluir
  3. eu ja tive problemas em entrar no Ragazzo! de andador é praticamente impossivel entrar com aquela escada!
    NOTA ZERO AO RAGAZZO E ARQUITETOS
    LÁ EU NAO VOLTO !!!

    ResponderExcluir