Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Barreira Atitudinal - Sanitários acessíveis dos Parques Mario Covas e Cidade das Crianças: Por que trancá-los?



A Barreira Atitudinal é a mais difícil de ser combatida, erradicada, pois é necessário que a sociedade entenda e respeite as diferenças. Dela derivam as demais barreiras como a arquitetônica, a comunicacional, a instrumental, a metodológica e a programática.  
 
“As barreiras atitudinais, porém, nem sempre são intencionais ou percebidas. Por assim dizer, o maior problema das barreiras atitudinais está em não as removermos, assim que são detectadas.” (Francisco Lima, 2008).



Postado em 02.03.2012

Uma das inúmeras barreiras atitudinais, com que nos deparamos constantemente, é  o hábito das pessoas "sem deficiência" de trancar os sanitários acessíveis. 

Em janeiro (dia 22), estivemos na passeata em defesa dos animais na avenida Paulista, em São Paulo, e fomos utilizar os sanitários do Parque Mario Covas.


  Imagem Tuca Monteiro.


Como de costume, fomos verificar o sanitário acessível que, obviamente, estava trancado e -  detalhe - ninguém sabia das chaves(!): nem a responsável pela limpeza e, muito menos, o responsável pela segurança.

 Passados alguns minutos, eis que a chave aparece...

Imagem Tuca Monteiro.

E para nossa surpresa....
 
Encontramos (flagramos!) o sanitário impossibilitado para o uso: estava, como podemos notar na imagem, com as bordas do vaso sanitário e chão sujos de fezes!

Imagem Tuca Monteiro.



Situação semelhante vivenciamos no dia 20 de fevereiro, terça-feira de carnaval, no Parque das Crianças em São Caetano do Sul.

O sanitário também estava trancado, e necessitamos solicitar ao funcionário para abri-lo.

Ao contrário do sanitário do parque Mario Covas, este estava limpinho!

 Mas, infelizmente, havia um obstáculo logo no acesso ao mesmo: dois bebedouros, como demonstra a imagem, justamente na área de aproximação! Esta área é fundamental, pois possibilita a uma pessoa, que faz uso da cadeira de rodas, abrir a porta sem ter que ficar fazendo manobras com a cadeira; portanto, deve estar sempre livre de obstáculos!


  Imagem Amilcar Zanelatto.


 Já dentro do sanitário constatamos que não havia sabonete para lavar as mãos e a lixeira (um baldinho) estava sobre a bancada da pia!...
 
  
Imagem Amilcar Zanelatto

 Assim como,  não havia papel na papeleira!
Percebam:  tive que me alongar para alcançar a mesma!...


Imagem Amilcar Zanelatto.

E para o desespero total: não havia papel higiênico!!!!!!


Imagem Amilcar Zanelatto.

 Quando perguntamos aos funcionários (as), dos respectivos parques, do porquê manterem os sanitários acessíveis trancados, a resposta fora à mesma: que a ordem vem de cima ( no caso de São Caetano, o funcionário nos disse que a "ordem" veio da Prefeitura), pois o sanitário é para ser usado somente por "cadeirantes" (sic)* e, assim, evita-se que os "mendigos" (sic)**, que sujam os sanitários, façam uso do mesmo.

Esclarecendo...

 Primeiramente, os sanitários acessíveis não são de uso exclusivo de pessoas que fazem uso da cadeira de rodas, são preferenciais: devem ser usados por todas as pessoas que necessitam de espaço como, por exemplo, uma pessoa com obesidade,   idosos e grávidas. Além do espaço generoso, destes sanitários e cabines,  o vaso, por ser mais alto, e a presença das barras de apoio facilitam o uso com conforto a estas pessoas.

Uma situação que já presenciei fora de uma mãe, que estava com seu filho em um carrinho de bebê, e necessitava utilizar um sanitário com cabines estreitas (como é corriqueiro)  e teve que deixar o mesmo aos cuidados de uma pessoa desconhecida (eu!). O sanitário acessível, por ser maior, possibilita, também, que as mamães, juntamente com seus bebês, possam fazer suas necessidades fisiológicas tranquilas! Uma questão de segurança e bom-senso!

Segundo, os sanitários acessíveis jamais devem ficar trancados! Pessoas que fazem uso da cadeira de rodas, geralmente e dependendo da lesão, não conseguem controlar, por muito tempo, as funções urinária e evacuatória, e há pessoas que fazem uso de bolsas coletoras que precisam ser esvaziadas. Portanto, os sanitários devem estar disponíveis ao uso com as portas devidamente destrancadas! Não será com esta barreira atitudinal (passar a chave nos sanitários acessíveis) que se transformará as más atutides: a mudança de comportamento se dará por meio da EDUCAÇÃO!  

Aos gestores dos parques: por favor, informem, conscientizem os usuários!


E finalizando, a limpeza do ambiente é fundamental, principalmente para quem é pessoa com paraplegia e tetraplegia: há indícios de que um dos meios de se contrair infecções no trato urinário (estas pessoas são vulneráveis a este tipo de infecção)  é, justamente, pelos sanitários de uso público. Seria interessante ter a disposição capinhas descartáveis para assentos e, por que não, um dispenser com substância bactericida que pudesse ser utilizada para a limpeza do mesmo, como das barras, pelo(a) usuário(a).

E jamais utilizar assentos com a abertura frontal como neste exemplo da imagem abaixo: dificulta o uso!

Cabine Acessível do Sanitário do Centro Digital - São Caetano do Sul.
Imagem Tuca Monteiro.


Fica a dica.


   Tuca Monteiro.


<< Anterior    Próxima >>




____________________________________

 O sensato é:

  *Pessoa usuária de cadeira de rodas.
** Pessoa em situação de rua.
____________________________________

Saiba que: 

O sanitário acessível do Parque Mario Covas, devido sua proporção, mostrou-se mais funcional do que o do Parque das Crianças, pois possui maior área para circulação e  liberdade para o posicionamento da cadeira de rodas junto ao vaso sanitário, assim como, estava com  os itens de acessibilidade, segundo a NBR 9050-04,  melhor posicionados.   Somente as lixeiras estavam em locais inadequados e a papeleira, acredito, que estava fora do alcance para algumas pessoas.














Voltaremos ao Parque da Cidade das Crianças para fazer as medições do sanitário e apontar os equívocos.




2 comentários:

  1. Não é curioso: alegam que os sanitários devem ser utilizados somente por pessoas usuárias de cadeira de rodas e, por isso, os trancam! Caso apareça alguém o sanitário estará devidamente limpinho e pronto para o uso, maaaaaas não fora esta a realidade com que nos deparamos: sanitários trancados, sujos e faltando itens de acessibilidade e de higiene!

    ResponderExcluir
  2. cara gente nao poder se melhor para os pessoas que usa cadeira de rodas lei isto

    Não é curioso: alegam que os sanitários devem ser utilizados somente por pessoas usuárias de cadeira de rodas e, por isso, os trancam! Caso apareça alguém o sanitário estará devidamente limpinho e pronto para o uso, maaaaaas não fora esta a realidade com que nos deparamos: sanitários trancados, sujos e faltando itens de acessibilidade e de higiene!

    ResponderExcluir