Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Apta apesar do defeito físico: o Ciretran.




 Postado em 21.06.2012




 Por Priscila  Santos.        




Chamo-me Priscila e tenho uma deficiência física decorrente da paralisia cerebral e aqui, no blog do Movimento Inclua-se!, relato minha indignação, encaminhada à Ouvidoria Municipal e Ministério Público, com a falta de informação de certos Órgãos Públicos de São Caetano do Sul. 

Estava em processo de renovação da minha CNH e aproveitei para solicitar a alteração do campo “observações” do meu documento, pois desde 1998, quando dei entrada na minha primeira CNH, sou “classificada” como: "APTA APESAR DO DEFEITO FÍSICO", o que me causa um desconforto descomunal. No desenrolar do processo enfrentei muitas dificuldades devido às barreiras arquitetônicas e pela falta de informação dos Órgãos competentes. 

No Ciretran de São Caetano do Sul, onde dei início ao processo, tirei as digitais, fotos e demais procedimentos e de lá fui encaminhada ao exame médico que, segundo a atendente, poderia ser feito no prédio 500 da rua Manoel Coelho ou com Dr. Benedeti, na rua Paraíba - médicos credenciados do Ciretran de São Caetano do Sul. Dirigi-me ao prédio da rua Manoel Coelho, prédio este sem Acessibilidade alguma, como constatei no local, onde fora informada que passaria por uma "banca especial” e que, infelizmente, nenhum médico em São Caetano estava cadastrado e apto para tal! Detalhe: o Ciretran de São Caetano me enviou para um local sem Acessibilidade e sem saber que não há profissionais aptos para compor esta tal de “banca especial”! 

A assistente do médico de São Caetano me orientou a procurar por uma médica cadastrada em São Bernardo do Campo. Sem saber de como se dava o processo fui atrás da médica e que, para minha “‘felicidade”, dissera que não poderia me atender, uma vez que o encaminhamento se dera pelo Ciretran de São Caetano do Sul. Teria que passar pelo Ciretran de São Bernardo! Sendo assim, me dirigi ao Ciretran de São Bernardo para retirar o pedido da banca, mesmo tendo feito todo o trâmite em São Caetano do Sul. 

Fiquei por volta de duas horas para ser atendida e, finalmente, com o laudo em mãos o levei ao Ciretran de São Caetano. Agora, aguardo pacientemente minha CNH ser renovada. 

Penso: até que ponto o Ciretran de São Caetano pode agir de forma tão precária em relação a casos como o meu e de outros na cidade? Quantas pessoas com deficiência não passaram ou passarão pela mesma dificuldade e tensão que eu passei? Quantos não perderam dias de trabalho, como eu perdi, para correr atrás de informação que estes Órgãos deveriam estar capacitados a dar? É fácil ficar "sentado" do lado de trás de uma mesa e de um computador fazendo as pessoas de marionetes sem se preocuparem em dar as devidas informações! Fiquei seis horas "pulando" (me desculpem a expressão), literalmente, de Órgão em Órgão para resolver isso! Esta novela levou duas semanas! 

Seis horas que perdi do meu trabalho, sem citar a dificuldade que é para se chegar até estes Órgãos: encontrar uma vaga para estacionar o carro, saber para onde se dirigir; enfim, o total desrespeito com a pessoa com deficiência. 

Com toda a dificuldade - barreiras arquitetônicas - que nós, pessoas com deficiência, enfrentamos cotidianamente e ainda ter que lidar com a incompetência de um Órgão como o Ciretran de São Caetano de não informar corretamente, é demais! Senti-me uma palhaça! 

Google maps.
Locais em São Caetano sem acessibilidade alguma, sem vagas de estacionamento para pessoas com deficiência: aquele prédio 500 da Rua Manoel Coelho é absurdamente ridículo e o Ciretran direciona pessoas com mobilidade reduzida para lá! Tentem imaginar a dificuldade que sofremos, a dificuldade que sofri, para simplesmente renovar um documento! 



Espero que os dirigentes, secretários da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Obras (Seohab) e da dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Sedef) tomem as medidas cabíveis quanto a informação aos munícipes com deficiência. Tenham como exemplo São Bernardo do Campo, não estou aqui dizendo que tudo seja uma maravilha, porém, neste caso, não tive dificuldade alguma para estacionar meu carro com a devida vaga de acessibilidade em frente ao consultório, acesso a clinica totalmente adaptada. 

Gostaria de uma maior fiscalização por parte destes Órgãos quanto à exigência das adaptações, principalmente, em locais de Saúde! 

COMO RESPOSTA DA OUVIDORIA OBTIVE:  

"Em atenção à solicitação da Sra. Priscila, informamos que a solicitação foi encaminhada ao Del. Pol. Diretor da 71ª Ciretran de São Caetano do Sul, Dr. Francisco, via ofício nº 351-12, para que sejam tomadas providências. Atenciosamente, Fabiana Dias Tavares SEMOB."

Agora pergunto: Quais providências serão tomadas? Até o momento não fui informada de nada.

Priscila Santos.

Um comentário:

  1. Também tenho essa observação e ontem no Poupatempo Sé, não queriam me deixar fazer exame médico, pois não tinham medicos capacitados, conforme a atendente informou. Fiquei indignada, pois tive que agendar o atendimento pela internet e lá nao falava nada que nao tinham medicos capacitados para atender quem tem observação na carteira; fui reclamar com os médicos, e eles falaram que eu poderia fazer sim o exame. Ou seja, total despreparo das partes em dar uma informação correta.

    ResponderExcluir