Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Flagra - Buracos sobre o passeio público!


Postado em 12.09.2012



  Flagramos...

Na Rua Visconde de Inhaúma a cidadã Célia, pessoa com deficiência visual e membro eleita como representante da sociedade civil do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, tentando se orientar pelo alinhamento das edificações. 

Digo tentando porque o piso da calçada, neste trecho, fora danificado pela equipe da construção de um edifício particular, resultando nos buracos ocasionados pela ausência dos blocos intertravados. Célia é cega e neste dia estava tendo aulas de mobilidade e orientação ministradas pelo Movimento Ação e Inclusão*.

Encontrar buracos no calçamento na Rua Visconde de Inhaúma é corriqueiro, estes das imagens abaixo foram feitos pelo DAE e permaneceram por dias... 


 Rua Visconde de Inhaúma - São Caetano do Sul.


Situações como as apresentadas colocam pessoas em risco de sofrerem quedas, além de comprometer a fluição nos deslocamentos: uma pessoa que faça uso da bengala longa, como a Célia, e que se orienta pelo alinhamento das edificações, terá que parar a todo instante para detectar estes obstáculos e rastrear um novo percuso livre dos mesmos. 

Por este motivo é que defendemos que o alinhamento das edificações DEVEM estar livres de todo e qualquer obstáculo, inclusive dos degraus e rampas de acesso aos imóveis, como este da imagem abaixo.



 Rua Visconde de Inhaúma - São Caetano do Sul.
 
Alerta: a revisão da norma técnica NBR 9050/04 (norma esta que está atrelada ao Decreto-Federal 5296/04), em seu item 6.11.3, que trata sobre as dimensões mínimas do passeio, permitirá que calçadas largas, como as da Rua Visconde de Inhaúma, tenham "rampinhas" e objetos dispostos rentes ao alinhamento das edificações; alinhamento este que serve como linha guia para as pessoas com deficiência visual: imcorporaram à NBR 9050/04 a tal da faixa de acesso ao imóvel do programa intitulado Passeio Livre ( gestão José Serra - 2005) do município de São Paulo - saiba mais lendo:  
Faixa de acesso - Cartilha de acessibilidade nas calçadas. 

Certamente uma barreira programática que deve ser erradicada** da norma!


 * Embora exista a Lei Municipal 4207/04 determinando que a Prefeitura de São Caetano do Sul ofereça tal curso, não há, até o presente momento, cursos desta natureza ministradas pela mesma.

**  São as barreiras invisíveis embutidas em políticas públicas (leis, decretos, portarias etc.), normas e regulamentos (institucionais, empresariais ...) que limitam os DIREITOS das pessoas com deficiência.

  
Tuca Monteiro.
  






  <<Anterior              Próxima>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário